Os nomes Matadeiro ou Matadouro - vernáculo mais antigo - podem ser usados neste caso, pois trata-se de denominações já centenárias. Remontam ao tempo em que era permitido caçar baleias e então os pescadores montavam suas armadilhas na Armação e as matavam para retirada e beneficiamento de seus produtos, como óleo, carne e barbatana no Matadeiro.
A pesca da baleia foi atividade importante na economia colonial brasileira e perdurou entre o final dos séculos XVIII e as primeiras décadas do XIX.
Matadeiro fica localizada entre a Armação e a Lagoinha do Leste. Seu acesso é feito por caminho de pedestre, até atravessar o rio Quinca Antônio que vem da Lagoa do Peri, desembocando junto ao costão do Matadeiro. Em determinados dias é possível atravessar tranqüilamente (depende diretamente do nível da Lagoa do Peri e da tábua de marés).
Esta praia hoje é ocupada principalmente por amantes do Surfe, sendo uma ótima opção para prática deste esporte.
Informaçoes:
Distância do Centro: 25 km + 1 km de caminhada
Extensão da praia: 0,85 Km
Características: Praia de areia branca com mar bastante procurado para a pratica do surf, e seu costão que da acesso a lagoinha do lesta bastante procurado para a pesca de caniço.
Dica de nativo!
"Lá tem uma pequena gruta na beirada do morro, fica na chegada da praia...É um ótimo lugar para beber uma cervejinha na cadeirinha da praia...".