Home
Praias e Localidades
Passeios e Trilhas
Praia dos Açores
Açores
Junto ao Pântano do Sul, sem divisa natural alguma, fica a praia dos Açores. Nesta área, a maioria dos frequentadores é formada por turistas, ainda que muitos moradores locais dividam o espaço.
Armação
A Praia de Armação (também conhecida por Armação do Pântano do Sul, ou Armação da Lagoinha, por sua proximidade com a Lagoa do Peri) tem denominação muito antiga, significando armadilha para baleias. A que dá nome a esta bela praia foi fundada em 1772, por uma companhia de pesca destes animais.
Caieira da Barra do Sul
Última comunidade da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Para ir até à praia de Naufragados, o caminho mais curto se faz pela Caieira. Aproximadamente 37 quilômetros separam a localidade do centro da Capital e para se chegar lá é preciso percorrer a rodovia Baldicero Filomeno, que corta todo o Ribeirão da Ilha, um dos primeiros centros de colonização de Florianópolis.
Campeche
Criada recentemente, pela lei nº 4805/95 de 21 de dezembro de 1995, sendo desmembrada do Distrito do Ribeirão da Ilha. Fazem parte do Distrito do Campeche as seguintes localidades: Morro das Pedras, Praia do Campeche, Campeche e Rio Tavares.
Carianos
Esta localidade está situada no Centro Sul da Ilha de Santa Catarina voltada para a parte oeste. Limita-se ao Norte com a Costeira do Pirajubaé ao Sul com o Alto Ribeirão e a Tapera, a Oeste com a Base Aérea e o Aeroporto e a Leste, com o Campeche.
Ilha do Campeche
Esta ilha fica em frente ao Pontal do Campeche, localizada na costa leste ao Sul da Ilha de Santa Catarina (latitude sul de 27º 42' 03" e longitude oeste de 48º 27' 57").
Lagoa do Peri
Atrativos paisagísticos situados no Sul da Ilha. Sua ocupação originou-se a partir da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, núcleo de colonização açoriana, instalado no século XVIII
.
Lagoinha do Leste
Parque Municipal
c
riado pela Lei nº 3.701/92, protege uma área de 453 ha, maior que a Bacia Hidrográfica da Lagoinha que anteriormente foi tombada como Patrimônio Natural e Paisagístico pelo Decreto Municipal nº 153/87.
Matadeiro
Os nomes Matadeiro ou Matadouro - vernáculo mais antigo - podem ser usados neste caso, pois trata-se de denominações já centenárias.
Morro das Pedras
Após andar um bom tempo de carro, você quando se aproxima do morro das pedras, sente modificação no ar e temperatura , e um primeiro contato com o mar.
Naufragados
O nome Praia dos Naufragados ou Ponta dos Naufragados está relacionado a um episódio histórico. Seguindo determinações da Corte Portuguesa, um grupo de imigrantes açorianos foi embarcado em 1753, em dois navios com destino ao Rio Grande do Sul. Após uma tempestade, ocorreram os naufrágios na região.
Pântano do Sul
Apresenta características típicas de colônias de pescadores. Ali está localizada uma das mais importantes reservas arqueológicas da Ilha.
Saquinho
Considerado um daqueles redutos de tranquilidade que todos julgam não existir mais. A população é de poucas dezenas moradores fixos, fora os proprietários que vão para lá nos finais de semana.
Solidão
Embora os mais antigos a chamem de Praia do Rio das Pacas, no início dos anos sessenta, novos moradores do local, considerando-o retirado e escondido, resolveram chamá-lo de "solidão".
Ribeirão da ilha
Segundo alguns autores, o nome "Ribeirão" que fora dado a todo o Distrito, provém de um pequeno rio ou ribeira, o qual nasce de uma forte cachoeira no alto de Santo Estevão (Alto Ribeirão) e que deságua em frente à Ilha D. Francisca, formando com a maré baixa, uma pequena península, no lugar chamado "Contrato" ou "Cadete".
Tapera
Local de vivência dos índios Carijó. Tapera é designação de pequena casa de índios. Popularmente, no português, veio a designar casa abandonada, em ruínas, ou simplesmente, local abandonado. Tal leva a crer, que a Praia da Tapera foi desabitada e abandonada por muitos anos, desde o extermínio do Carijó.
Residencial Dona Francisca/ Praia da Armação
Home
Praias e Localidades
Passeios e Trilhas