Apresenta características típicas de colônias de pescadores. Ali está localizada uma das mais importantes reservas arqueológicas da Ilha. Há um sambaqui naquela localidade formado por depósitos de conchas, restos de cozinha e de esqueletos amontoados por tribos que habitaram o nosso litoral há aproximadamente 4.500 anos
Sendo a pesca uma atividade econômica intensa na região, mobilizando centenas de centenas de pessoas, no local pode ser encontrado o autêntico "Manezinho da Ilha", apresentando características tipicas das antigas colônias de pescadores que jogam suas redes em mar aberto, numa verdadeira pesca artesanal. Principalmente na época da Tainha (peixe muito comum de maio a junho), você pode presenciar os arrastões na praia.
Hoje, na praia do Pântano (como também é conhecida), se vê a população substituindo a pesca pelas atividades de recreação e turismo.
Em seu costão esquerdo (ponto de chegada) apresenta uma ótima opção para banho tranqüilo, mar quase sempre calmo (salvo a presença de ressacas). Já em seu lado direito, junto à Praia dos Açores, o mar é mais propício à pratica do surfe, com muitas ondas e muita força d'água.
Informações:
Distância do Centro: 28 km
Distância do Aeroporto: 18 km
Extensão da praia: 3,00 Km
Características:
Praia de areia dura com mar calmo. também bastante procurado por ter boas opções em restaurantes com comida tipico local.
Dica de nativo!
"Lugar com ótimos restaurantes... com aquele peixe frito e pirão.Mar bem calmo em seu costão esquerdo".